Descubra quais as principais estratégias de Growth Hacking
O termo “Growth Hacking” vem ganhando projeção nos últimos anos, principalmente no Brasil. Hoje, mais do que nunca, é a bola da vez entre líderes e gestores quando o assunto é estratégias de crescimento nos negócios.
Exemplos de Growth Hacking
Uma ótima forma de ilustrar o que é o Growth Hacking é por meio de duas famosas “lendas urbanas” já bem difundidas em palestras nos meios empresariais. É importante deixar claro que essas histórias ajudam no seu entendimento, mas Growth Hacking não é “só isso”.
Na primeira história, conta-se que uma agência de publicidade de Nova York. Ela recebeu um desafio de um grande cliente: Aumentar a venda de pasta de dentes. Isso num momento em que o mercado consumidor estava estagnado. A cada dia surgiam novos concorrentes e as pessoas já tinham o costume de escovar os dentes três vezes ao dia, ou seja, aumentar a frequência do uso não parecia uma saída satisfatória.
Estava difícil encontrar um caminho para o crescimento tão desejado pelo cliente, ainda mais em um mercado com pouca diferenciação e altamente competitivo. Talvez a única solução fosse ir pra cima da concorrência. Foi aí que alguém soltou no meio da reunião “E se aumentarmos a boca do tubo?”. Naquele momento todos riram por alguns instantes até que um dos diretores disse “Espere! Isso pode funcionar!”. A ideia foi levada ao cliente e aprovada. O resultado? Aumento de 30% no consumo sem a necessidade de ampliar o mercado!
A segunda história é contada como se passasse no Brasil, em uma fábrica na cidade de Campinas/SP, também de pasta de dentes. Conta-se que era constante o envio de embalagens vazias para os clientes. Para resolver esse problema foram investidos 5 milhões de reais em uma máquina que pesava as embalagens na esteira, identificava as vazias e por meio de um braço mecânico as removia da linha de produção. A esteira era parada automaticamente a cada caixa vazia encontrada e isso afetava diretamente a produtividade. A diretoria estava satisfeita, pois não haviam recebido mais nenhuma reclamação dos clientes.
Porém, em um relatório após 3 meses da implantação, descobriram que a máquina havia funcionado por apenas 2 semanas! Os diretores pediram explicações ao supervisor para entender o que havia acontecido e ficaram surpresos com que ele disse: “A máquina nova parava constantemente a linha de produção e isso estava prejudicando nossas metas! Para resolvermos o problema das caixas vazias fizemos uma vaquinha entre os funcionários e compramos um ventilador grande. Aí ligamos ele ao lado da esteira para que o vento empurrasse as caixas vazias (mais leves) para fora sem parar a linha de produção.”
Boatos que o ventilador custou uns 100 reais!
As lições das ações fora da curva
O que você enxerga de comum nessas duas histórias? Pequenas ações de custo irrelevante que geraram grandes resultados, certo? Por isso, chamamos essas ações de “hacks”, ou seja, ações “fora da curva” ou ideias “fora da caixa” com o objetivo de resolver um problema ou atingir um resultado desejado de uma forma ainda não pensada, sempre fora do senso comum. Por essas ações contribuírem para o crescimento (“growth”) das empresas, chamamos de “hacks de crescimento”, ou “Growth Hacks”.
O processo de buscar constantemente ações para o crescimento de um negócio é chamado de “growth hacking”. Aí você pode me dizer “Ok, mas são lendas urbanas, isso é quase impossível na vida real”. Então olha esse caso real da VanMoof, fabricante de bicicletas.
A VanMoof foca em vendas 100% online (um de seus grandes diferenciais) e com isso faz todo o envio das bicicletas por meio de transporte terceirizado. Porém, estavam enfrentando um grande problema: as bicicletas eram muitas vezes danificadas pelas transportadoras, o que gerava muitas reclamações dos clientes. A empresa já havia testado todas as transportadoras disponíveis e ainda sim o problema continuava.
Foi então que tiveram uma ideia inteligentemente simples e que poderia resolver o problema. Notaram que as caixas em que as bicicletas eram transportadas tinham o tamanho idêntico as de TVs de 50’’ (polegadas). Obviamente produtos mais frágeis e que as transportadoras tomariam um maior cuidado no manuseio. A solução? Imprimir imagens de televisores nas caixas das bicicletas! O resultado? Diminuição de 70% a 80% dos danos causados no transporte!
Contando assim parece ser fácil pensar fora da caixa, resolver problemas e alcançar resultados com ações simples e de baixo custo que trazem um resultado incrível, não é? Para colocarmos os pés no chão é importante dizer que na vida real os “hacks milagrosos” são mais raros sim, mas não impossíveis. Entretanto, o que vemos realmente trazer resultado no dia a dia é a somatória de diversos hacks sucessivos em um constante processo de busca, testes e validações de novas ideias. E é aqui que o Marketing Digital se mostra o melhor campo para aplicar o growth hacking!
As estratégias de Growth Hacking
A grande vantagem do mundo digital é que tudo pode ser medido, e como disse uma vez o guru da administração William E. Deming: “Não se gerencia o que não se mede”. No marketing digital temos a possibilidade de levantar dados, cruzar informações e gerar insights. Por isso, a metodologia de growth hacking faz total sentido no digital, tendo como grande objetivo encontrar ações, muitas vezes de custo irrisório, que impactem no crescimento da empresa. Até por isso, muitas vezes, o growth hacking também é chamado de Growth Marketing.
Para citar alguns exemplos, o crescimento pode ser buscado na geração de mais tráfego qualificado para seu site, testando e validando ações de SEO (Search Engine Optimization) e com isso melhorando seu posicionamento nos resultados de busca do Google. Outro exemplo pode ser a busca por aumento na captação de leads (contatos), testando formulários ou chats em diversos formatos, layouts e com diferentes CTAs (Call to Actions), assim validando qual traz o melhor resultado.
Foi o que fizemos no site da TWO Digital. Utilizando de ferramentas que viabilizam testes do tipo A/B, nossa equipe de growth teve a ideia de rodar um teste no topo da página inicial. Nesse caso foi um botão (Call To Action – CTA) que direcionava para o formulário de contato, alternando a frase entre “Descubra o Seu” e “Quero saber”. Veja:
Após 30 dias coletando os dados, identificamos que o botão “Descubra o Seu” obteve 278% de cliques a mais do que o botão “Quero saber”! Isso gerou muito mais conversões em nosso formulário e consequentemente mais oportunidades para nosso comercial.
Agora imagine esse tipo de ação sendo aplicada de forma recorrente em seu negócio. Buscando sempre o crescimento e geração de resultados! Isso é Growth Hacking! Se a sua empresa nunca utilizou estratégias de Growth Hacking pode ser que existam muitas oportunidades represadas e que poderiam desencadear um crescimento muito superior ao que você tem hoje.
Montando um time de hackers
A TWO Digital sabe bem que não é fácil montar um time de growth hacking. Não se trata apenas aplicar uma metodologia, mas também o pensamento “growth” deve fazer parte da cultura da empresa, utilizando da criatividade e curiosidade do time para investigar, testar e validar hipóteses, visando sempre o crescimento constante do seu negócio.
Por isso, nós da TWO Digital, nos posicionamos no mercado como uma Agência / Consultoria, oferecendo o braço digital que sua empresa precisa para crescer em um mundo já digitalizado e com grandes oportunidades de crescimento.
Espero que esse artigo tenha esclarecido um pouco mais suas dúvidas sobre as estratégias de Growth Hacking. Fique a vontade para fazer perguntas, críticas ou dar sugestões nos comentários.
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