O que é e pra que serve o funil de vendas?
Você gosta de assistir e seguir uma boa série de TV? Então vamos fazer uma viagem para entender o que é funil de vendas.
Hoje em dia são oferecidas inúmeras opções – principalmente nos canais de streaming, com os mais variados temas e com produções de alta qualidade. E os temas “tempo” e “tecnologia” são recorrentes, pois sempre despertam muito interesse, pelas possibilidades que oferecem de expandir a imaginação.
Mas as séries não são uma novidade recente. Há muito tempo, desde os primórdios da TV, os produtores descobriram este filão.
Nos anos 1960 foram produzidas várias séries futuristas como “Perdidos no Espaço” (que tem uma versão atual disponível no Netflix), “Planeta dos Macacos” (que também teve versões mais recentes) e “Star Trek” (Jornada nas Estrelas, no Brasil). Foi uma espécie de “Black Mirror” dos anos 60, só que mais longa. Lembrando que a internet popular ainda nem existia.
Pois bem. Nessa mesma época também foi produzida uma série intitulada “Túnel do Tempo”. Em resumo, consistia em um experimento militar secreto, desenvolvido por cientistas que criaram um túnel de estrutura psicodélica que teria a capacidade de levar pessoas para algum lugar no tempo futuro ou passado.
Uau! Consegue se imaginar visitando cenas históricas no exato momento em que aconteceram? Ou mesmo saber como será a vida na terra daqui a 50 ou 100 anos? É um sonho antigo da humanidade, não é?
Para esta importante missão foram designados dois cientistas. Mas quando partiram, vários problemas aconteceram, deixando os dois personagens “presos” numa espécie de espiral do tempo. Estavam perdidos, mas tiveram a oportunidade de vivenciar, em tempo real, grandes momentos da história. Conheceram Napoleão e sua batalha de Waterloo, foram colocados dentro de um foguete rumo à lua (o homem ainda não tinha chegado lá!), conheceram o Titanic e quase afundaram junto… e por aí afora…
Bom, mas por que estou contando isso?
Me veio esse devaneio e a lembrança da série – que assisti muito quando criança (sim, já tenho idade para isso) – ao refletir sobre a importância de um bom funil de vendas.
O que é funil de vendas?
Mas… o que tem a ver uma coisa com a outra?
Explico. E acredito que seja relativamente razoável o conhecimento dos conceitos do o que é funil de vendas e suas etapas por parte dos gestores, das organizações, dos profissionais de marketing e vendas principalmente.
Construí então a seguinte analogia: um funil de vendas é como um túnel do tempo. Mas não como o túnel do tempo do seriado, onde podemos ficar perdidos no espaço-tempo, indo de um local a outro, sem direção.
Você até pode considerar e tratar o funil de vendas como um experimento, onde as variáveis são exercitadas a todo momento, avaliadas, ajustadas, adaptadas, corrigidas e novamente exercitadas. Mas já há conhecimento disponível suficiente para que se tenha controle sobre ele. Sim, a palavra é essa: controle.
O funil e suas etapas
A definição das etapas que compõem o funil de vendas, o desenho da jornada que o lead deverá percorrer até a sua conversão em cliente, e os conteúdos que estarão disponíveis em cada etapa, como peça fundamental nesse processo, devem estar muito bem delineados, para que se possa ter controle sobre as ações e reações.
E, tendo esse controle, permitir que seja possível ter previsibilidade. E tendo previsibilidade permitir que seja possível estabelecer metas que levem ao crescimento e ao desenvolvimento do seu negócio, da sua empresa.
No espaço-tempo do funil de vendas, cada etapa – o topo, o meio e o fundo do funil – precisa ser pensada de forma a propiciar uma jornada equilibrada e estimulante ao lead, até à sua conversão em cliente. Isto se chama planejamento.
Ok. Mas você pode perguntar: consigo determinar o tempo em que um visitante se converta em lead, em que um lead se converta em um lead qualificado, em que um lead qualificado se converta em cliente?
É possível sim. Mas é justamente por isso que é preciso aliar variáveis, como o seu segmento de atuação à uma boa estratégia de vendas, e que todos os fatores que considera importantes estejam contemplados no funil. Isso também faz parte do planejamento e deve estar inserido em um bom plano de marketing. No nosso caso, de marketing digital. Veja como funciona a nossa metodologia.
E, na medida em que as ações aconteçam e evoluam ao longo do tempo, sejam identificados padrões.
Como montar um funil de vendas?
Por definição, padrões são elementos que se repetem de forma previsível. E é isso que um funil de vendas, em minha opinião, deve oferecer: controle e previsibilidade.
E quando falamos de clientes, de consumidores, estamos falando de padrões de comportamento. Ou seja, se alguma coisa acontecer dentro de uma determinada expectativa, levará a uma situação que é diferente da situação que aconteceria se esta mesma expectativa não for atendida.
Sua pergunta então provavelmente será: qual expectativa o meu produto deve atender? E atendendo, qual será a próxima expectativa a ser atendida? E assim sucessivamente. É a nossa espiral do tempo, só que dentro de uma ideia de inteligência de mercado.
O objetivo, ao se construir um funil de vendas, é contemplar estas expectativas, passo-a-passo, favorecendo a trajetória do seu futuro cliente.
Bem, voltando ao seriado, as expectativas dos cientistas era poder voltar para casa, para o seu tempo de ser e de existir. Mas sempre surgia o imprevisível, o imponderável. Mas, no caso da série, foi justamente isso que fez a série durar por cerca de dois anos (um sucesso naquela época).
Porque o expectador, as crianças, tinham justamente a expectativa de poder visitar um local desconhecido e interessante no próximo episódio. E os produtores sabiam disso.
Quando o interesse acabou, a série acabou.
Assim é o funil de vendas. Precisa que seja pensado e desenhado um fluxo que atenda com qualidade aos interesses e às expectativas do seu lead e futuro cliente.
E, se possível, que este cliente sempre volte, num ciclo contínuo de espaço e tempo.
Que tal construir a sua “série” de sucesso?
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2 Comentários
Elisa
15 julho 2019 at 10:52amMuito legal a analogia de funil de vendas com o túnel do tempo. Gostei muito.
Junior
15 julho 2019 at 10:52amGostei das recomendações dos filmes e dos exemplos citados.