Como usar uma planilha de planejamento de mídias digitais e organizar sua rotina de postagens
Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Youtube, Twitter… em quais dessas redes sociais sua empresa está presente? Não sabe como utilizá-las e como fazer marketing de conteúdo nas redes sociais?
Se você tem dúvidas de como as redes sociais podem ajudar sua empresa ter um bom posicionamento digital, neste post vamos te apresentar algumas dicas de como criar conteúdo redes sociais que irão te mostrar o caminho de como marcar presença no meio digital. São elas:
- Definir Público-Alvo
- Traçar Objetivos na comunicação
- Escolher Redes Sociais
- Fazer um Planejamento
- Mensurar os resultados
Marcar presença é sinônimo de ser visto e, para isso, é preciso investir em marketing de conteúdo nas redes sociais.
Se você ainda não sabe o que é isso, não se preocupe. Nós fizemos um post explicando o que é marketing de conteúdo e como isso pode se aplicar na sua empresa, confere lá!
Qual o objetivo do marketing de conteúdo?
As redes sociais têm grande influência no comportamento e na decisão de compra dos consumidores. Já foi comprovado que 80% dos brasileiros efetuam a compra só depois de pesquisarem sobre o produto na internet.
Alguns números comprovam a importância de estar presente nas redes sociais, veja alguns dados:
- Temos mais de 2,6 bilhões de usuário no Facebook
- Mais de 1 bilhão de usuários no Instagram
- Mais de 500 milhões de usuários no LinkedIn
- Mais de 300 milhões de usuários por mês no Twitter
- Mais de 250 milhões de usuários no Pinterest
- Quase 2 bilhões de usuários por mês no Youtube
Por esses e outros motivos que a sua empresa precisa estar nas redes sociais.
Como fazer conteúdo para as redes sociais da sua empresa? Então continue lendo!
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Como fazer marketing nas redes sociais?
Vamos te mostrar 5 dicas de marketing para as redes sociais. Apresentaremos o que é preciso para aplicá-lo nas redes sociais da sua empresa para aproveitar ao máximo as oportunidades que elas oferecem.
1- Como definir o público-alvo
A primeira etapa é definir quem é o seu público alvo, isso é, quem são as pessoas que a sua empresa deve focar por possuir determinado perfil ou interesse.
Entender quem é o público-alvo da sua empresa ajuda a identificar quais ações serão tomadas, quais canais serão mais efetivos para essa ação e qual o tipo de conteúdo que poderá favorecer o engajamento.
Além disso, entender quem é o seu público-alvo garante uma comunicação mais eficiente e assertiva a fim de ganhar maior proximidade com as pessoas que tem mais afinidade com o seu negócio.
E como definir o público-alvo? Veja no passo a passo a seguir:
Passo 1: Onde seu público está localizado?
Passo 2: São pessoas físicas ou empresas que consomem seu produto ou serviço?
Passo 3: Sua empresa é mais procurada por homens ou mulheres?
Passo 4: Qual é a idade das pessoas que procuram pela sua empresa?
Passo 5: Qual é o nível de escolaridade? E qual é a possível renda dessas pessoas?
Além dessas perguntas, você pode fazer pesquisas através de formulários online para entender quais são as preferências do seu público.
2 – Trace objetivos na comunicação
A segunda etapa requer objetivos claros e bem definidos para a comunicação do seu negócio.
Se o seu objetivo for relacionado ao posicionamento da sua empresa no meio digital, por exemplo, você deve imaginar como quer que a sua marca seja conhecida.
Para isso, pense no seu público-alvo, no problema que o seu produto ou serviço resolve e o que o difere dos demais. Mas se o seu objetivo for gerar tráfego para as redes sociais da sua empresa você deve conhecer o seu público e por isso, a primeira etapa é tão importante.
3 – Como escolher as redes sociais certas
Com o seu público-alvo definido e os objetivos claros, seguimos para a terceira etapa que diz respeito aos canais que você vai escolher como fazer o marketing de conteúdo.
Nessa fase você deve se colocar no lugar do seu público e imaginar quais são as redes sociais que ele utiliza para se entreter e se informar. Esse exercício de empatia ajuda a tomar decisões mais certeiras.
O Facebook é a rede mais popular do planeta, contando com mais de 2 bilhões de usuários e isso faz com que ele seja versátil e facilite o relacionamento com pessoas físicas e com empresas.
Já o Instagram é voltado para conteúdos que envolvem fotos, vídeos, uso de hashtags (#), stories, ou seja, conteúdo mais rápido e interativos.
Uma inovação do Instagram é o Stories, cujo o conteúdo compartilhado na rede social fica disponível por 24 horas após a publicação. É uma alternativa que tem ganhado espaço entre os perfis pessoais e profissionais que permite humanizar a marca e estreitar o relacionamento com o público.
Já o Youtube é uma plataforma de vídeos, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Nessa rede social é possível criar um canal para compartilhar os vídeos produzidos e até mesmo fazer transmissões ao vivo, uma maneira rápida e dinâmica para se conectar com o público.
O número de conteúdo compartilhado através de vídeos tem crescido nos últimos anos. Com os vídeos é possível criar conteúdo interativo, criativo, dinâmico e de qualidade. Mas ao criar um conteúdo de vídeo também é preciso pensar no seu público-alvo, traçar os objetivos do conteúdo, compartilhar em outras redes sociais e entregar valor a quem está assistindo.
O Twitter é uma rede social muito rápida, cerca de 500 milhões de tweetes são postados por dia! E esse é o diferencial do Twitter, conteúdo rápido, interativo e com limites de 280 caracteres por tweet (post). É preciso ser objetivo e assertivo na comunicação feita nessa rede social.
Por fim mas não menos importante, o Linkedin é a maior rede com foco no mundo dos negócios e pode ser usado para recrutamento ou para trocar experiências de âmbito profissional.
Essa rede pode até se parecer com o Facebook à primeira vista, mas a diferença é o foco de ambos os canais.
4 – Como fazer um planejamento de redes sociais
A quarta etapa é a parte prática de tudo o que listamos acima.
Depois de definir qual rede social será usada, faça um cronograma mensal de tudo o que será publicado através de uma planilha de planejamento de marketing.
Nesse cronograma estará escrito e detalhado todo o conteúdo que será postado. Se necessário, coloque a rede social, a data e o horário de cada postagem.
Não se esqueça também que cada rede social demanda um conteúdo diferente e uma linguagem específica. O Instagram, por exemplo, é mais visual e normalmente os textos são mais curtos.
A planilha de marketing de conteúdo nas redes sociais ajudará na organização, permitindo que os conteúdos sejam constantes e voltados para o seu objetivo inicial.
5 – Monitore e mensure os resultados
A última etapa serve para avaliar se o marketing de conteúdo nas redes sociais da sua empresa está dando o resultado desejado.
O resultado pode ser medido através da taxa de engajamento, isso é, o nível que as pessoas se envolvem com as suas publicações. Se curtiram, comentaram, engajaram, compartilharam, são métricas importantes que devem entrar na análise de cada publicação.
Cada rede social que citamos durante esse post disponibiliza um painel para análise de dados de cada publicação e do perfil, assim é possível analisar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
No Instagram e no Facebook, por exemplo, é possível visualizar um painel com os melhores dias e horários de postagens. Então, com a ajuda desses dados é possível medir cada publicação e alterar as estratégias quando necessário.
Durante o caminho, se for necessário reavaliar ou fazer alguma alteração no planejamento, não tem problema, o importante é atingir os objetivos propostos, criar conteúdo de qualidade, entregar valor para seu público e sempre ter como foco a satisfação e felicidade do cliente.
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1 comentário
André Nunes
01 julho 2019 at 5:14pmEsta planilha me ajudou demais, parabéns por compartilhar 🙂