Como criar conteúdos para site e blog?
Para ter um blog de respeito na Internet não basta que ele esteja no ar. Para ter sucesso, seu blog tem que ser alimentado regularmente com ideias de conteúdo que chame a atenção do público-alvo e que seja de qualidade.
Pense se fosse o contrário: você vai até um blog e não encontra nenhum conteúdo que seja do seu interesse ou pior, o blog tem pouco ou nenhum conteúdo. Provavelmente sua experiência vai ser frustrante e você não vai voltar no blog tão cedo, não é?
Postar conteúdo com frequência faz parte das vantagens do marketing de conteúdo e exige criatividade e tempo para analisar o que a concorrência está fazendo.
E se você acha que já esgotou todos os assuntos ou simplesmente está sem ideias, continue lendo porque vou deixar aqui 5 ideias de conteúdo incríveis que vão ajudar a dar uma guinada no conteúdo do seu blog.
Como criar marketing de conteúdo
1) Invista em #tbt
O #tbt ou #ThrowBackThursday é uma hashtag usada no Instagram para despertar a nostalgia. Sabe aquela foto da primeira fachada, do primeiro modelo de produto ou do primeiro evento que sua empresa esteve presente? Pois é! Você pode usar todas elas no #tbt.
Outro detalhe importante para você saber: a palavra Thursday significa quinta-feira, e é por isso que o #tbt é postado apenas nesse dia.
Esqueceu de compartilhar a foto do primeiro escritório? Tranquilo! Você pode usar o #fbf que é uma sigla pra Flashback Friday e postar a imagem na sexta-feira.
Ah, e vale lembrar que usar o #tbt porque está na moda ou porque você considera legal não está com nada. Ele precisa fazer sentido para o seu público-alvo, para o seu planejamento e para o objetivo da empresa.
A coerência entre a hashtag e a estratégia de marketing deve ser primordial.
2) Use os tutoriais ao seu favor
A internet está repleta de tutoriais, e você já deve ter visto alguns deles. Mas agora é hora de usar essa estratégia a favor do conteúdo da sua empresa.
Quer uma dica? Use seus produtos ou serviços para os tutoriais. Dessa maneira, além dos seus conteúdos serem frequentes você divulga seus produtos indiretamente e de forma orgânica.
Um exemplo é imaginar que você é dono de uma fábrica de pneus e está sem ideias para o conteúdo. Uma opção é investir em tutoriais de como os pneus usados podem servir para decoração, seja como puff ou como um enorme vaso para plantas.
Assim você alimenta as redes sociais e ainda divulga o produto, no caso seus pneus.
3) Compartilhe o feedback de seus clientes
Se você já ouviu algum cliente falando bem do seu produto ou serviço então nós temos uma notícia boa pra te dar: você pode usar isso a favor da sua empresa.
Agora você deve estar se perguntando como os feedbacks dos seus clientes podem ser úteis, mas nós vamos te ajudar a responder essa pergunta.
Colher esses depoimentos pode ser uma alternativa para inovar o conteúdo, melhorar a imagem e ainda contribuir para sua empresa se tornar referência no assunto através dos cases de sucesso.
Existem duas maneiras de pedir um feedback:
- A mais simples: pedir para o cliente relatar sua experiência de compra.
- Mais elaborada: Crie uma pesquisa de satisfação, seja através de um formulário ou de um e-mail para saber se o cliente ficou contente com o produto ou serviço prestado.
Com esses relatos em mãos, é hora de agir: peça permissão para compartilhar o feedback do seu cliente e o divulgue nas redes sociais. Com isso, quem entrar nos perfis da sua empresa se sentirá mais seguro ao comprar um produto ou fazer a contratação de algum serviço.
4) Produza vídeos
É quase automático pensar em texto e imagem quando se fala de marketing de conteúdo, mas essa estratégia não precisa se resumir a isso. E é nessa parte que entra a produção de vídeos, mesmo que curtos.
A ideia de produzir um vídeo pode causar medo, mas é importante pensar que a ideia principal não é criar um comercial ou ainda um filme longa metragem, e sim criar um vídeo curto mas que tenha qualidade.
Um vídeo sobre o processo de produção do seu produto, ou ainda um TimeLapse sobre o dia a dia da sua empresa pode ser um ótimo começo. Uma das vantagens desse formato é a dinamicidade que chama a atenção do público.
5) Divulgue os eventos
Sua empresa já esteve presente em algum evento, curso ou conferência do segmento? Se a resposta for sim, nós vamos te dar uma dica simples mas que vale ouro: divulgue-os!
E como fazer isso? Você pode tirar uma foto do evento, ou dos seus colaboradores no evento e usar para o conteúdo das redes sociais.
Foi convidado para palestrar? Ótimo! Publique o evento e além de convidar mais pessoas você também pode divulgar o nome da sua empresa.
Publicar esses acontecimentos dá mais credibilidade e autoridade à empresa, porque o cliente entende que os colaboradores estão engajados em se especializar cada vez mais no segmento.
Gostou das ideias de conteúdo para blog? Então deixa aqui nos comentários. Ah, e se você já usa alguma estratégia diferente das que falamos nesse post, conta pra gente nos comentários também! 🙂
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Até a próxima!