Cuidado, sua empresa pode estar a caminho de uma crise
Por diversas vezes já mencionamos que, quando o assunto são as mídias sociais, saímos do tradicional contexto do Marketing para entrarmos no universo do Branding – ou seja, na construção e consolidação da Marca, seja ela pessoal ou de uma empresa. Ao consolidar uma marca e manter uma postura correta, você saberá fazer uma boa gestão de vendas do seu negócio.
E quais os piores erros que vemos por aí sendo cometidos pelas empresas, no que respeita à forma como tratam a sua marca? É sobre isso que falaremos no Comunicação Digital de hoje.
Uma marca forte é, acima de tudo, um sinônimo de credibilidade, de qualidade nas diferentes facetas da empresa:
- Qualidade dos produtos
- Qualidade da Comunicação
- Qualidade do Ambiente de Trabalho e
- Qualidade no seu Relacionamento com o Meio.
Recentemente saiu mais uma edição da lista das 100 marcas mais valiosas, e se formos a comparar com as edições anteriores, as variações são sempre pequenas, em termos de ranking. Porquê?
Acima de tudo, porque não se constrói uma marca sólida da noite para o dia: há quanto tempo a Coca-Cola está no mercado, e, mais importante, nas nossas vidas?
A credibilidade para uma Gestão de Vendas
As Mídias Sociais vieram, contudo, facilitar esse processo de credibilização da marca, uma vez que as boas – e más – noticias encontram hoje formas de se espalhar muito mais rapidamente do que há alguns anos atrás.
E com isso, cresceu também a intolerância do consumidor para com empresas que posicionem a sua marca de forma inconsistente. Daí, ainda o receio de tantas empresas em abraçarem este mundo das mídias sociais, sem entenderem, contudo, que independentemente de estar presente ou não, a conversa em torno da sua marca já está ocorrendo.
Veja como fazer uma Gestão de Crise nas Redes Sociais.
5 erros para de má gestão de vendas
Podemos então dizer que os 5 erros mais graves para qualquer marca, tanto nas mídias sociais como fora delas, são os seguintes:
1) Incoerência
Mudanças constantes no posicionamento, na mensagem que transmite, na forma como a empresa comunica com o mercado não são, normalmente, bem recebidas. Basta olhar, novamente, para o caso da Coca-Cola, e ver que um dos traços mais característicos da empresa é a manutenção, ao longo dos anos, da logomarca, da embalagem, e da mensagem por detrás do produto.
2) Preço vs. Valor
O consumidor está cada vez mais critico, e mais suscetível a preço. Ele espera receber algo de valor pelo dinheiro que gasta, e se a empresa não consegue atender neste quesito básico, então a repercussão será certamente negativa – e viral.
3) Prometer e não cumprir
Mais um daqueles erros elementares. Cada vez mais, o segredo do sucesso de um produto ou serviço está na forma como as expectativas do seu cliente são gerenciadas. Sempre que a empresa superar expectativas, ela está ganhando uma imagem positiva – tal como o inverso.
4) Ausência de Valores
Infelizmente, ainda está disseminada a ideia de que a função social de uma empresa é somente a de gerar emprego. Realmente, esse é um papel fundamental para o crescimento de qualquer sociedade moderna, mas também é um fato que empresas que investem em ações de Responsabilidade Social, desenvolvendo iniciativas em prol da Educação, da Cultura e do Ambiente, são cada vez preferidas pelo consumidor.
5) Ausência de Investimento
Qualquer Gestor de Marca com um mínimo de experiência já passou por esta situação: a empresa quer uma marca forte, reconhecida no mercado, mas reduz o budget de marketing e não quer nem ouvir falar em investimentos. E, na realidade corporativa atual, e com a crescente importância das Mídias Sociais neste cenário, sem investimentos, não há marca que resista.
Esses são apenas alguns pontos que julgamos fundamentais. Certamente poderíamos falar de mais alguns, e queríamos também saber a sua opinião: que atributos você valoriza em uma marca?
Leia todos os nossos blog posts sobre Relacionamento com o cliente.
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